(02/04/11) DICAS - TAREFA 1 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Olá meus amiguinhos...seguem algumas dicas sobre a tarefa 1 de Resolução de Problemas.
1)
Seja um segmento de tamanho y...se o dividirmos em tres partes iguais teremos y = y/3 + y /3 + y/3...ao subtrairmos a parte central teremos y/3 + y/3 = 2y/3. A função que faz isso é f(y) = y - y/3. Sabemos que y = 1. Agora se calcularmos o valor do primeiro resultado 2y/3 na função teremos a outra parte...com o resultado da outra parte colocado na função nos dará mais uma parte (sempre menor)...ou seja, se verificará que se trata de uma PG decrescente de razão 2/3...Como queremos a soma dos intervalos que sobraram é só usar a formula de soma dos itens de uma PG...mas não vá somar o 1 junto.
2) Desenhe o gráfico...Se a funçao corta o eixo Y em (0,-3/2) entao c = -3/2
Se -3/2 é o valor mínimo então em -3/2 está o vértice da parábola, logo b = 0
Como sabemos que pra -1 a função é igual a 0. é só substituir no modelo de função quadrática : f(x) = ax^2 + bx +c e descobrir o a. Fechou.
3) cossecx = 1/senx...substitua e terás uma equaçao do segundo grau
Ache os valores de senx ...lembre-se: a imagem senx é [1,-1] , entao um dos valores achados nao serve. Mas um valor nos dará duas possibilidades. Desenhe o ciclo trigonomético e perceberás isso. Nao esqueça que o ciclo fica dando voltas infinitamente, entao no conjunto solução, para cada x tem q se somar 2.k.pi , k pertencendo aos inteiros.
4) Seja P o conjunto dos q falam portugues e I o conjunto dos q falam ingles. Desenhe o diagrama de Venn...se 20% dos que falam portugues falam ingles e 80% dos que falam ingles tambm falam portugues...entao 20%P = 80%I , logo P =4I
logo 20 % P = 0,8 I ...coloque 0,8I na intersecçao dos conjuntos e acrescente o que falta em P e em I...(falta 3,2 I em P e 0,2I em I) a soma do que falta com a intersecçao é 336..ai fica facil achar o valor de I e mais facil achar o valor da interseção.
5) Ao posicionar os pontos dados no gráfico perceberás que não é possível ser um polinômio de grau 1 nem de grau 2, pois pela posição dos pontos não se verifica uma reta nem uma parábola. Agora se ele é de grau 3 ( e é ) é só substituir os valores em P(x) do tipo ax^3 + bx^2 + cx + d,
como temos quatro valores, teremos um sistema de quatro expressões. Bom, cada um tem um jeito de resolver, mas o mais importante é tentar ir cancelando os coeficientes um por um. Geralmente multiplico a primeira expressão por -1 e divido as outras (uma por uma) por um numero que venha tornar um coeficiente em oposto em relaçao à primeira expressao.Ai é só somar a primeira com as outras (uma a uma). Por exemplo se tenho 6a + b = 2 e 14a + 2b = 4/3, multiplo a primeira por - 1 e fico com -6a - b = -2 e divido a segunda por 2 ficando com 7a + b = 2/3. Assim, somo as duas e fico com a = -4/3. Então, se vc resolver o sistema direitinho vai achar P (x) = -4/3x^3 + 10x^2 - 65x/3 + 15.
Se tiver duvida em como resolver aconselho estudar Sistemas Lineares.
Boa sorte a todos!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Tano Matemático

0 comentários:

Postar um comentário