Capítulo 7
1) Diga o que é, quando e onde ocorre, e qual a importância da aprendizagem.
R: Apesar da complexidade em se explicar precisamente o que é este fenômeno podemos adotar a seguinte definição: A aprendizagem é uma mudança de comportamento, a aquisição de conhecimento e de novas habilidades e é resultante das experiências a que o sujeito é exposto, ou seja, é o produto das influências sofridas pelo indivíduo em sua existência.
Desde o nascimento se percebe a aprendizagem no ser humano, que continua em todo o seu desenvolvimento, passando pelos cuidados da família, os ensinos da escola, até sua velhice. Sendo assim, é de extrema importância, pois capacita e prepara o homem em diversas situações que terá que passar em sua vida, tanto no aspecto físico como no psicológico.
2) O que é aprendizagem por ensaio-e-erro (ou tentativa e erro), onde ocorre qual sua importância?
R: A aprendizagem por ensaio-e-erro elaborada por Edward Lee Thorndike (1874-1949) através de experimentos com animais consiste em avaliar a capacidade de se encontrar soluções para problemas mediante várias tentativas até se chegar ao resultado esperado.
Portanto, as consequências dos atos do individuo, segundo a Lei de Efeito (idéia provinda do ensaio-e-erro) são determinadas diante do grau de acertos. Se estiver correto, se repete, se está errado se descarta. Este método é percebido em diferentes formas de transmissão de conhecimento como numa aula de direção, onde o aprendiz à motorista testa até encontrar o ponto exato entre o soltar da embreagem e o pisar do acelerador para dar movimento correto ao carro ou até num problema matemático onde o mesmo é “atacado” de várias maneiras até se obter o resultado.
Esta forma de aprendizado é importante, pois minimiza os índices de erros ao passar do tempo, aprimorando as ações do homem em seu ambiente existencial. Mas por outro lado não são todos os problemas que proporcionam a chance de se repetir os testes sem possíveis consequências negativas, como por exemplo, ter certeza se um alimento é nocivo ou não ao organismo.
3) Explique com suas palavras o que é e como ocorre o condicionamento respondente.
R: A associação de elementos que ocorrem ao mesmo tempo em um determinado episódio do cotidiano podem gerar consequências totalmente relacionadas ao acontecido fato. Foi através de experiências referentes a isso que Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) descobriu o Condicionamento Respondente. Associando o som de sineta com o momento exato da oferta de ração, obteve o salivar de cães mesmo em ocasiões posteriores onde só o barulho era promovido. Levando para o aspecto humano, esse fenômeno se dá principalmente quando dois eventos ocorrem simultaneamente, sendo absorvidos juntamente e formando significados inerentes um ao outro. Por exemplo, quando uma pessoa é afligida ao receber a noticia da morte de um ente querido no momento em que está ouvindo uma melodia, é comum rememorar e até mesmo sentir os mesmos sentimentos muito tempo depois, simplesmente por estar escutando a mesma música.
4) Explique com suas palavras o que é e como ocorre o condicionamento operante.
R: O estímulo proporcionado através de premiações às ações executadas estabelece uma forma de aprendizagem que chamamos de Condicionamento Operante. Com a caixa de Skinner, Burrhus Frederick Skinner (1904-1990) idealizou este fenômeno através de experiências com ratos onde os mesmos eram instigados a satisfazer certas condições para alcançar água por exemplo. As exigências eram aumentadas ao passar do tempo criando o processo de aprendizagem chamado de Modelagem.
Levando para o aspecto humano, se verifica em vários setores da sociedade as mesmas maneiras de se fortalecer a vontade de se alcançar a satisfação das necessidades. Quando um indivíduo recebe elogios por suas tarefas, isso o instiga a continuar a exercer seu trabalho. Quando lhe é oferecido um benefício, se vê direcionado a manter os atos que lhe garantiram o “bônus”.
5) Dê exemplos do cotidiano (e da sala de aula, se possível) de aprendizagens por condicionamentos reflexo e operante.
R: Temos muitos exemplos de aprendizagem por condicionamento reflexo e operante no ambiente em que vivemos. Por exemplo, particular ocorrido comigo; quando eu tinha um gato ainda filhote, ao subir na mesa, ele, o gato, foi surpreendido pela forte batida que dei no móvel e saiu correndo assustado. Passaram-se três anos e o gato nunca mais ousou andar por cima da mesa e quando eu só ameaçava bater nela, o felino saia correndo. Este é um fato que podemos definir como condicionamento reflexo, onde o som e gesto são associados às sensações passadas.
Em sala de aula quando um aluno é submetido a uma forma lúcida, divertida e atrativa de se transmitir uma disciplina, é comum que este educando tenha sentimentos agradáveis ao ouvir ou confrontá-la novamente em momento posterior. Pelo contrário, se recebe o conteúdo de maneira desleixada, com professor iracundo, provavelmente associará a matéria ao jeito que lhe foi repassada.
Se tratando de condicionamento operante, é perceptível o estímulo que o aluno recebe ao ser elogiado pelo professor ou quando recebe pontos extras por ser disciplinado ou organizado. Em casa, ao ganhar presentes dos pais pelas boas notas também se configura este fenômeno. O lado negativo em tudo isso é que se retirarmos as premiações talvez não haja mais a vontade de realizar ou manter os desejados comportamentos.
6) Relacione empirismo e behaviorismo.
R: Incentivado pelo darwinismo o Behaviorismo se inclinou ao modo de agir humano, pretendendo através de comparações, observações e experimentações geradoras de fenômenos relativos ao homem, contribuir nos processos de aprendizagem. John Broadus Watson (1878-1958) publicando em 1913 o Manifesto Behaviorista defendeu o comportamento como objeto a ser analisado e não a consciência.
Segundo o Behaviorismo o homem é consequência do ambiente em que está, vive e se relaciona. Ao ser inserido na sociedade encontra culturas e leis pré-estabelecidas e que se preservam até que atitudes indesejadas forcem as modificações necessárias. A escola, portanto, tem papel importante, pois ensina os comportamentos “aceitáveis” e utiliza o professor como controlador dos estímulos reforçadores procurando obter o desempenho máximo dos alunos.
Assim, o Empirismo, que acredita nas experiências como principais formadoras de idéias se relaciona com o Behaviorismo no sentido de valorizar as ações que ocorrem no âmbito existencial humano e suas particularidades.
7) Procure situações da vida real que possam exemplificar os esquemas de reforço.
R: Em situações do cotidiano se percebem métodos que configuram a idéia de esquema de reforço. Como por exemplo, na organização do sistema de trabalho de uma empresa, quando os setores são analisados no sentido de avaliar a competência requerida. Geralmente as premiações sugerem o melhor rendimento e por si só são reforçadores positivos, aumentando as chances do comportamento almejado pelo empregador ocorra no expediente.
Por outro lado, as punições são um reforço negativo que visam inibir as atitudes indesejadas no ambiente de trabalho.
Estes esquemas auxiliam em definir o padrão de respostas que o empregador terá diante dos tipos de reforço.
8)Fale sobre a aprendizagem por observação e sua importância social.
R: Na sociedade, os gestos dos indivíduos promovem influencias que definem modelos de comportamentos. Há por exemplo os famosos que instigam a veneração do tipo de vida que levam. Há também os pais que proporcionam o exemplo de responsabilidade e caráter. Todos em menor ou maior escala promovem algum tipo de influencia. E é na aprendizagem por observação que se pode obter as melhores formas de se agir diante de tanta diversidade. É analisando o que realmente tem valor nos comportamentos que se pode tomar para si as benfeitorias das experiências expostas. Os maus exemplos assim podem ser identificados e descartados, evitando prejuízos pessoais posteriores.
9) Faça uma breve síntese sobre as formas de aprendizagem que lidou neste capítulo, dando exemplos de onde ocorrem.
R: Foram abordados neste capitulo várias formas de aprendizagem no qual se destacam algumas como:
Aprendizagem por imitação: Aprende-se através da imitação que um ser faz do outro, podendo chegar aos mesmos resultados do sujeito copiado. Ocorre desde cedo, quando o recém-nascido percebe as expressões da mãe e a imita.
A empatia também é configurada quando em fase de compreensão o individuo tem a capacidade de repetir mentalmente aspectos emocionais alheios.
Aprendizagem por observação: Aprende-se através da observação de um modelo de comportamento que ilustra e sugere a consequente reprodução das ações ou não, dependendo da validade e importância do exemplo analisado. Acontece em vários setores da sociedade, como na família, escola, religião, etc.
Aprendizagem por habituação: Aprende-se através da exposição repetida a um estimulo, quando algo deixa de ser novidade. Ocorre já no recém-nascido até o fim da vida.
Aprendizagem por ensaio-e-erro: Aprende-se através de várias tentativas até acertar. Acontece desde e cedo e acompanha o humano durante sua existência.
Aprendizagem por associação: Remete ao fenômeno do condicionamento respondente que estabelece a aprendizagem através da absorção de eventos simultâneos, ou seja, por associação, que geram significados e o reviver de emoções passadas ao presenciar um dos elementos envolvidos com, por exemplo, sons ou gestos. Remete também ao condicionamento operante que ensina através da recompensa dos atos sugeridos.
Capítulo 8
1. O que caracteriza a proposta cognitivista? Quais os fenômenos fundamentais para ela e como interferem na aprendizagem?
R: O interesse pelo conhecimento é compartilhado pelas correntes cognitivistas que observam os acontecimentos relacionados aos processos mentais pelos quais o individuo aprende.
Portanto a proposta cognitivista acentua o estudo sobre a natureza do saber e o valor da razão no desenvolvimento do homem, procurando compreender a aprendizagem como um processo de modificação do conhecimento, em vez de mudança só de comportamento.
Sendo assim, é a tentativa de entender o mundo que estimula a aprendizagem, segundo os teóricos cognitivistas, que promovem em suas idéias algumas explicações dos fenômenos psicológicos.
2. Quais as três noções básicas de Ausubel para caracterizar a aprendizagem significativa?
R: David Paul Ausubel, buscando explorar a aprendizagem como algo maior que apenas a mudança de comportamento propôs três condições e três noções de aprendizagem significativa, que contraria a velha forma chamada de ‘decoreba’.
Condições:
Significativa Lógica: Deve haver facilitação do conteúdo a ser ministrado, utilizando-se da melhor forma para transmitir o conhecimento.
Significativa Psicológica: Necessita de uma relação com os conhecimentos anteriores do aluno, visando assim, a evolução da aprendizagem.
Atitude do Aluno: É preciso a disposição daquele que aprende em relação ao novo com o que já se sabe, permitindo o crescimento pessoal.
Noções:
Conceito Inclusor: O que há de conhecimento no sujeito é ponto de partida para novidades serem inseridas.
Inclusão Obliteradora: Interação entre o que se utiliza na aprendizagem com os conceitos inclusores.
Assimilação: É a conseqüência do processo de interação onde há um real entendimento do que está se aprendendo, relacionando com o que já se sabe.
3. Descreva o que são os inclusores e os organizadores prévios.
R: Quando os novos conceitos têm um caráter de exemplo ou de ilustração são chamados de inclusores. A preparação para inserir estes novos conceitos através de material que auxilia na introdução de inéditos conhecimentos, levando em consideração o que o aluno tem como bagagem intelectual se estabelece como “organizadores prévios” no sentido de formar uma ligação entre um assunto e outro.
4. Na figura sobre o andaime (SILVEIRA, 2011, p.177), em que situação (A, B ou C) o suporte está proposto de modo adequado ao ensino/aprendizagem? Nesta figura isto é uma metáfora: dê um exemplo possível de cada uma destas três situações numa situação de ensino-aprendizagem da sua disciplina.
R: Segundo a metáfora elaborada por Jerome Seymour Bruner e seus amigos há uma ênfase dada ao apoio necessário à aprendizagem e às condições para o sucesso da “obra”. Com três figuras que demonstram o nível do andaime em relação a parede de tijolos se percebe na figura A que o apoio é insuficiente, na C, é elevado demais e na B se observa a altura ideal, estando de acordo com a empreitada que se está realizando.
Levando para o aspecto da disciplina de matemática em sala de aula, podemos verificar que a figura A se estabelece metaforicamente quando o professor não tem a percepção que o conteúdo ministrado é ultrapassado já pelas mentes que o assistem, persistindo em estudos que já foram absorvidos.
Com relação à figura C, se percebe muitas vezes que o professor ao iniciar um novo conhecimento supõe que o anterior já esta aprendido. E na matemática isso ocorre frequentemente, pois por ser uma ciência em construção, é necessário aprender de uma maneira gradativa, o que nem sempre acontece. Pulam-se os conteúdos.
Agora no caso B se constata uma relação adequada entre quem propõe e quem recebe o aprendizado, acarretando uma verdadeira edificação do conhecimento.
5. Aponte e discuta uma das propostas de Bruner acerca da aprendizagem.
R: Uma das propostas de Bruner em relação a aprendizagem consiste na “aprendizagem por descoberta”, que idealiza a construção de conhecimentos através do estimulo da criatividade, do raciocínio e não na forma passiva de receber informações. É importante, pois traz a oportunidade de se discutir de maneira abrangente as opiniões e inteligência do maior numero dos envolvidos nas questões do conteúdo a ser ensinado.
6. Use a metáfora do andaime para examinar os ajustes que o professor pode/deve fazer no processo de ensino-aprendizagem.
R:Através da metáfora do andaime se percebe claramente que o professor como aquele que ensina deve compreender e “aceitar” os ajustes necessários para que haja verdadeiro aprendizado e não apenas o repasse de conteúdos programados. Pois horas e criatividades são desperdiçadas ao se mecanizar a educação com a simples transmissão do material e que muitas vezes está em desacordo nível de absorção dos alunos.
A adequação diante das diversidades e conhecimentos já existentes se mostra fundamental para a vida de professor.
7. Qual a metáfora utilizada para explicar o modelo de processamento de informação? Quais as etapas do processamento e por que esta metáfora é interessante para entender aprendizagem?
R: A metáfora que tenta explicar o modelo de processamento de informação é promovida pela idéia de entradas e saídas de um computador, ou seja, o armazenamento e exposição de dados. O inicio da aprendizagem nesta teoria se dá pelo fenômeno da percepção e atenção, passando para os tipos de memórias que se diferenciam pelos graus de duração.
8. Em que condições os fatos passam da memória mais frágil (memória sensorial) para a memória mais duradoura (memória permanente)? Como o conhecimento deste fenômeno pode contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem?
R: É a memória de trabalho ou “central de gerenciamento” como alguns pesquisadores gostam de chamar que determina o que é útil para o organismo ou não. Ocorre logo após a entrada das informações no individuo e estabelece o que fica armazenado.
Esta afirmação ou idéia estipulada contribue para o melhoramento do ensino-aprendizagem, pois sugere o roteiro na qual o conhecimento percorre e possivelmente se instala no sujeito.
9. Como a teoria do processamento da informação pode servir para orientar a atuação do professor em sala de aula? O que fazer para melhorar a entrada, o processamento e o armazenamento do assunto tratado?
R: Tendo ciência desta teoria, o professor precisa buscar alternativas no sentido de aprimorar a retenção dos conteúdos exibidos. Tornando a percepção, atenção e memória dos seus alunos como aliados no desenvolvimento do saber. Afinal, o armazenamento do que se está sendo explanado se dá geralmente pela importância física, emocional ou psicológica do conhecimento, Portanto é preciso valorizar o que se ensina, demonstrando interesse profundo pelo que se aplica em sala de aula.
10. Diferencie os três tipos de memória e dê exemplos do que ocorre em cada uma delas.
R:A memória sensorial (MS) que é frágil em relação a duração do que armazena é a receptora dos estímulos que adentram no ser. Na sequência as informações são passadas para memória de curto prazo (MCP), que tem duração um pouco maior que a sensorial. É na MCP que inicia o processo que pode levar a formação de uma memória permanente. Já a memória de longo prazo (MLP) que é a que mantém o aprendizado se divide em três categorias:
Declarativa Semântica: É estruturada sobre o significado. Ao relacionar uma informação a historias ou proposições, o sujeito armazena e dá sentido ao que memoriza.
Declarativa Episódica: Acentua os detalhes do que ocorre, recupera os fatos com mais “substância” e promove aproximações do que aconteceu no passado.
Processual: Está relacionada às ações e de como fazemos para desempenhar funções no cotidiano, como por exemplo, dirigir, escrever, pedalar, etc.
Capítulo 9
1) Descreva cinco fatores que podem contribuir para o sucesso escolar.
R: Existem diversos fatores que podem auxiliar no sucesso escolar. Alguns deles são:
Melhor preparo dos professores: Deve-se investir na preparação dos educadores tanto na área acadêmica para que haja possibilidade de maior qualificação do que se ensina como também na psicológica para que a relação professor-aluno seja mais harmoniosa.
Conhecimento social: Saber o que ocorre na vida do aluno, os motivos reais das indisciplinas e baixas notas fornecem subsídios para melhor tratamento em sala de aula.
Ética profissional: valorizar o que faz e a quem ensina. Julgar com imparcialidade e lutar para que as direções escolares não sejam partidárias.
Boa remuneração: Aplicar salários que condizem com a carreira, estimulando o professor a se sentir valorizado materialmente pelo que faz.
Aulas dinâmicas: Nenhum aluno gosta de uma “múmia” dando aula. É preciso ensinar com vida, alegria e disposição permanente. Deixar os problemas pessoais fora da escola e expressar o quanto é bom transmitir o conhecimento.
2) Como estas propostas teóricas podem ajudar a entender o fracasso da escola, nas sociedades, com diferentes classes sociais: a) Proposta de Bourdieu; b) Proposta de Foulcalt?
R: Com Pierre Bourdieu (1930-2002) podemos entender que o fracasso escolar se dá muitas vezes, pela escola não se adequar ou compreender “a fala” do aluno, que tem suas características pessoais, sua cultura. Impondo a novidade se demonstra uma tentativa mesmo inconsciente de eliminar o que já existe de bagagem intelectual no sujeito. Mas quando exposta de maneira a elevar os conhecimentos já existentes e adicionar outros tantos se promove as inéditas informações com sucesso.
Já em Michel Foucault (1926-1984) se entende que o fracasso se dá pela “vontade de potência” que algumas direções se apegam, ou seja, pela mania de poder, autoritarismo, que subjugam os personagens do ensino-apredizagem, ou até mesmo pela falta de organização administrativa. É preciso uma gestão democrática para que seja minimizado o insucesso escolar e assim idealizar progressos na educação.
3) Proponha medidas que possam contribuir para prevenir o fracasso escolar, relacionadas às mudanças em:
a) Metodologias de ensino-aprendizagem:
R: Devem valorizar o que o aluno já sabe, focando na idéia de como se utilizar do pré-conhecimento para inserir outros e assim construir de forma efetiva um ensino de qualidade.
b) Avaliações da aprendizagem:
R: Precisam verificar a criatividade do aluno e seu raciocínio e não apenas estipular notas por acertos ou erros técnicos. Não discriminar nem ferir psicologicamente através de pontuações que não revelam a verdadeira capacidade.
c) Organização escolar:
R: É importante que o espaço físico da escola não limite os cidadãos de circularem no seu interior. Com ajustes nas velhas edificações e novos projetos com todas as medidas de inserção das pessoas com necessidades especiais se promove uma possível abertura para todos que querem aprender.
No aspecto administrativo é fundamental que haja um gestão democrática, levando também a família a debater as questões do cotidiano educacional e assim, beneficiando a todos os envolvidos.
d) Sistema de ensino:
R: É necessário que a transmissão do conhecimento seja dinâmico, criativo e aponte para aplicações reais na vida do aluno. Desfazer a forma mecânica de se ensinar que repetem velhas manias improdutivas é indispensável para um sistema qualificado de educação.
e) Formação do professor (inicial e continuada);
R: Oportunizar a qualificação dos professores e tornar possível a graduação dos que já lecionam sem diploma. Valorizar a carreira e incentivar o trabalho de pesquisa em cada área correspondente de atuação.
f) Atuação do psicólogo educacional e escolar;
R: O psicólogo deve conhecer amplamente o cenário social em que atua, entendendo que a sala de aula não é um ambiente isolado, mas consequência de um conjunto de fatores que se iniciam fora dos portões da escola. Tem que se relacionar com os envolvidos e não só estudar a relação que existe entre eles.
g) Outras medidas de apoio à comunidade.
R: Abrir as instituições nos finais de semana para atividades culturais, esportivas e até mesmo relacionadas às disciplinas aplicadas em dias normais aos familiares e alunos, gerando sintonia e crescimento na comunidade, mostrando que a escola é lugar do todos.
REFERÊNCIAS
SILVEIRA, Nicia L.D. da.; Psicologia Educacional: desenvolvimento e aprendizagem. Florianópolis. UFSC. 2011.
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