A segunda prova da disciplina Educação a Distância visou abranger de uma maneira geral o nosso entendimento sobre a modalidade que estamos cursando. Expomos nossas opiniões e de uma maneira crítica escrevemos o que observamos nesse primeiro semestre. Segue abaixo o que escrevi na prova:
Educação a Distância
A educação a distância é forte instrumento de incitação ao processo de aprendizagem, onde a autonomia é privilegiada, trazendo como vantagens inúmeros elementos que aprimoram a busca do conhecimento, a logística do curso e a conseqüente valorização do ensino.
Com amparo na legislação e inserção de várias instituições conceituadas nesta modalidade, a EaD vai consolidando seu poder de transformação na sociedade atual. Apesar de ter um histórico de muitos anos na capacitação de pessoas no Brasil, somente agora, com o avanço tecnológico das mídias se pode defini-la como parte da gigantesca estrutura de ensino que realmente educa, forma e estabelece uma visão abrangente na maneira de se estudar.
A EaD é ativamente responsável quando as funções de cada componente do curso se dividem e operam em harmonia.
Funções
Professor
Planeja os conteúdos; define os métodos de avaliação; mantém contato assíduo com os pólos; interage com tutores e alunos
Tutor presencial
Faz a mediação do professor com os alunos; analisa e estimula os alunos; acompanha de maneira mais próxima o desempenho dos estudantes; auxilia nos problemas surgidos nas matérias aplicadas.
Tutor à distância
Auxilia o professor; comunica-se com tutores presenciais e alunos; mantém as informações atualizadas entre professores e os pólos.
No primeiro semestre
Na minha opinião, algumas disciplinas sobressaíram no “conjunto da obra”. Tanto professores como tutores foram muito competentes e atentos aos detalhes do curso. Outras disciplinas já atuaram um pouco menos no esclarecimento de dúvidas, na comunicação via ambiente e no interesse pelo aluno EaD.
Mídias
No nosso curso tivemos a oportunidade de estudar sobre mídias, tanto que fizemos para o seminário um documentário sobre a videoaula.
Material impresso
Importantíssimo! Posso levá-lo para qualquer lugar. (mas chegaram atrasados até nós)
Videoaula
Me dá autonomia para assisti-la a hora que quiser. (mas no nosso caso, muitas vezes foram colocadas no ambiente com atraso e a autonomia perdeu para a falta de tempo)
Videoconferência
Podemos interagir à distância e se comunicar com o professor. (porém, no pólo de Itapema, ela funcionou uma vez apenas)
Ambiente virtual
É a mídia que traz todas as outras e deve ser a companheira de todos os dias . Mas é necessária uma conexão de boa qualidade e entendimento das tecnologias da computação. Muitos alunos no nosso curso têm dificuldade, pois não estão acostumados ao mundo virtual.
Contribuição
A EaD “está” contribuindo para formar professores em Santa Catarina. O governo com suas políticas de investimento na democratização da educação está propondo a melhoria e o aumento na capacitação dos docentes.
Com o tempo abreviado pelos afazeres pessoais e profissionais, é necessário que haja uma modalidade de ensino que eduque realmente, que faça valer o esforço e que traga formação de qualidade. E a EaD é esta opção.
O professor não formado ou aquele que quer ser professor tem a possibilidade de avançar através da EaD, formando-se, e não só isso, pode trazer junto à sua graduação um conhecimento maior das tecnologias que não param de crescer.
A EaD contribui efetivamente, pois dá opção, estimula e abre as portas da oportunidade para aquele que não tem como estar presente todos os dias numa sala de aula.
A EaD ensinará o professor e o bom professor aprenderá com a EaD.
0 comentários:
Postar um comentário