Na primeira atividade do PCC escolhemos a Escola de Ensino Básico Anita Garibadi em Itapema para tratarmos de nossas tarefas especiais. Já fizemos a primeira visita e coletamos dados importantes desta instituição. Segue abaixo o texto inicial.
CONHECENDO O CONTEXTO DA ESCOLA
Ao visitarmos a Escola de Ensino Básico Anita Garibaldi, que se encontra na Avenida Nereu Ramos 5032, bairro Meia-Praia em Itapema, iniciamos a primeira atividade da Prática como Componente Curricular da disciplina “Organização Escolar”.
A escola já mencionada foi fundada em 10 de abril de 1953 por Alberto Salomoni.Com espaço físico de aproximadamente dois mil metros quadrados, possui lugares destinados a treze salas de aulas, biblioteca, sala de computadores, de professores, orientadores, diretores, supervisores e secretaria. E ainda conta com cozinha e quadra poliesportiva.
Trabalha com os níveis fundamentais “1 e 2” e ensino médio, tendo no período matutino nove turmas no ensino médio, três no fundamental 2 e uma no fundamental 1. No vespertino são duas no fundamental 1 e quatro no ensino médio. E no noturno são quatro turmas no ensino médio. Sendo assim, atende cerca de mil e cem alunos que residem nos bairros Morretes, Meia-Praia e Perequê. Para isso 60 funcionários, entre eles 43 professores, 12 administrativo/pedagógico/direção e 5 serventes, prestam seus serviços, visando o desenvolvimento daquela comunidade.
A renda familiar dos alunos que estudam no “Anita” é baixa; está entre um e dois salários mínimos. Noventa por cento dos estudantes que frequentam a instituição durante a noite procedem do bairro Morretes, onde há uma séria evidência de desigualdade social. Segundo a direção, muitas dificuldades têm surgido principalmente no período noturno, em relação ao tráfico de drogas e a desistência cada vez maior dos alunos.
Contudo, a sensação que tivemos ao conhecer a escola pessoalmente foi, primeiramente, a de saudosismo. Sinos tocando, carteiras enfileiradas, vozes aos berros, grupinhos e mais grupinhos de jovens, nos fizeram rememorar situações do passado.
A estrutura em si se mantém naquela velha cultura escolar. Secretaria na frente, janelões, escadarias sem nenhum tipo de acesso às pessoas especiais. Mas verificaram-se também alguns itens da modernidade como a sala de informática em pleno funcionamento e projetos de incentivo à aprendizagem de instrumentos musicais como o violão.
Por fim, ou melhor, de início, assim inauguramos a série de atividades do PCC, conhecendo o contexto da escola, desejando aprimorar continuamente a concepção que temos da educação.
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