(07/05/10) PROVA - ESTATÍSTICA



  Até agora a prova mais fácil, onde foi cobrado os conhecimentos básicos do que vimos nos 3 primeiros capítulos. Mas apesar da tranquilidade houve pequenas confusões em algumas questões conforme percebemos nas conversas após a prova. Uma delas que tratava da moda e aparentemente era simples tirou o sossego de alguns. Entao segue algo mais sobre Moda.

A palavra “moda” significa, no cotidiano, ser “muito usado” segundo Clegg (1995) expressa com propriedade o significado da moda estatística. Esta é o valor que se repete o maior número de vezes, num conjunto de valores, isto é, o mais freqüente.
São muito comuns expressões que mencionam a preferência por determinado produto, maior audiência entre emissoras, obras mais vendidas, candidato mais votado, numeração de calçados de maior procura e outras que passam a idéia de um valor mais freqüente, estatisticamente denominado moda.
As obras de Estatística são unânimes em referenciar o parâmetro moda no cálculo das medidas de assimetria e curtose, mas poucas oferecem seu tratamento estatístico. Esta proposta visa identificar a base conceitual da moda, suas origens, processos de determinação e suas aplicações. A mediação didática parte do pressuposto dos conhecimentos prévios necessários à construção do parâmetro moda, atividades práticas utilizando o retroprojetor e outros materiais visuais para o alcance do objetivo.
A referência mais remota que se tem do uso da moda, citada por Wallis e Robert em sua obra Curso de Estatística, é a que se refere ao cerco dos plateus pelos peloponésios em 428 a.C. No inverno desse ano os plateus, juntamente com os atenienses, estavam sitiados pelos peloponésios e pelos beócios. Armaram um plano para escaparem forçando a passagem pelas muralhas inimigas. Para construir escadas que alcançassem a altura da muralha inimiga muitas pessoas contaram e recontaram, ao mesmo tempo, as camadas de tijolos. Ainda que alguém errasse a contagem, a maioria haveria de ter acertado. Foi dessa forma que obtiveram o comprimento necessário para as escadas alcançarem o objetivo.
O termo moda foi utilizado pela primeira vez por Karl Pearson, em 1895, influenciado pela maneira de falar das pessoas ao afirmarem que tal objeto está na moda, com o significado de coisa mais freqüente (Gonçalves, 1978). Essa definição permite observar que um conjunto de valores pode possuir mais de uma moda. Diz-se que um conjunto é unimodal, bimodal, trimodal ou plurimodal, de acordo com o número de modas que apresenta. A ausência de uma moda caracteriza o conjunto como amodal. Encontra-se na estrutura das palavras, o conhecimento prévio para a construção conceitual da classificação dos conjuntos de valores em função da presença ou ausência da moda.

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Tano Matemático

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