(14/05/10) FILOSOFIA - PRESENCIAL 2


   A aula com o professor Marco foi marcada por ferventes discussões sobre a filosofia na educação matemática. O bicho pegou quando veio a tona a etnomatemática (aquele jeito sugestivo e que se adapta ao local para ensinar determinada matéria). Bom, o importante é que o aluno aprenda mesmo que as metodologias não sejam de agrado de todos. Vimos também um documentário sobre a prova do último teorema de Fermat pelo britânico Andrew Wiles. Muito legal. Segue mais um pouquinho sobre este teorema.
Dentre os grandes matemáticos ao longo dos tempos que tentaram solucionar o problema podemos citar: Euler, Dirichlet (1828), Legendre (1830), Gabriel Lamé (1839), Sophie Germain, Kummer e mais recentemente, Wagstaff (1980).
Um fato interessante é que Kummer, em 1847, ao tentar demonstrar o teorema, criou o método dos divisores complexos, a que chamou números complexos ideais, contribuindo para o desenvolvimento da teoria dos números.
Nesse ponto o teorema de Fermat já era uma lenda no mundo acadêmico e amador, foram criados então vários concursos que visavam premiar aquele que fosse capaz de apresentar uma solução para o problema. Como exemplo, temos em 1908, o prêmio oferecido pelo professor Paul Wolfskehl da Real Academia de Göttingen, Alemanha, que oferecia um prêmio de 100 000 marcos à primeira pessoa que desse uma demonstração completa da conjectura de Fermat. Fato que não ocorreu, apesar de muitas provas terem sido enviadas, todas estavam incorretas, inclusive de matemáticos profissionais que chegaram a publica-las.

(para ver o documentário acesse: http://www.youtube.com/watch?v=0Kvbo0NpfXA )

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Tano Matemático

0 comentários:

Postar um comentário