Escrever é um ato que gosto muito...na prova de organização escolar isso foi requisitado...Nada além do que já dissertamos foi cobrado...
PROPOSTA CURRICULAR PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Qual o conceito de matemática assumido na Proposta Curricular?
Quais orientações pedagógicas são apresentadas no documento?
A constatação óbvia, através de avaliação citada, de que os resultados esperados não são alcançados na educação por parte significativa dos professores, inicia o texto em relação à Proposta Curricular de Santa Catarina no que se refere à disciplina de matemática.
Com vasta lista de fatores que prejudicaram o ensino, tenta revelar as principais causas que motivaram a desaceleração ou a nula transformação no âmbito matemático. Grande parcela dos itens elencados remete à insuficiência da absorção da Proposta Curricular, evidenciando que falta um interesse maior nesse sentido, para que melhoramentos ocorram efetivamente. Sendo assim, revisões são sugeridas na própria Proposta Curricular, visando uma execução real que proporcione condições necessárias para sua implementação.
Abordando especificamente a matemática, se verificou que quase nada mudou na forma de se ensinar esta ciência. Muitas vezes parece estar alienada de tudo que acontece em outros aspectos da sociedade, preocupando-se apenas, com sua didática mecânica, em repassar fórmulas e cálculos repetitivos, atrasando a evolução de um essencial entendimento dessa disciplina.
Portanto, é no confronto desta maneira “arcaica” de reproduzir o conhecimento que se almeja uma Proposta Curricular onde métodos modernos contribuam para uma perspectiva mais excelente. Com as portas da renovação sempre abertas em prol da colaboração da coletividade docente.
Assim, se percebe que o conceito que assume a Proposta Curricular em relação à matemática é de que a disciplina, diferente dos formatos impostos anteriormente, é uma ciência digna de continuada apreciação e apta a ser inerente a todos os setores de uma comunidade, ou seja, vinculada integralmente ao desenvolvimento do Estado. A idéia que faz da transmissão do conhecimento matemático é convicta, segura de que no conteúdo desta matéria está inserido o poder de gerar o processo de importantes conquistas. Declara-a em constante crescimento, dinâmica e versátil, concebendo-a como instrumento de resolução de várias necessidades do mundo. Coloca-a como base indispensável na formação humana, desde a infância até a fase adulta.
Baseada nessa concepção a Proposta Curricular orienta a gradação na disposição do ensino, com reciprocidade na atenção e ponderação nas atitudes, confirmando a compreensão de que o aluno é, além de discente, um cidadão que aprende e absorve outros conhecimentos fora do ambiente escolar. É necessário, segundo a Proposta, criar situações de interação que interliguem o que se está tratando em sala de aula com o que se vê no exterior da instituição de ensino. Faz-se de suma importância a percepção do detentor do conhecimento em relação ao indivíduo que está à sua frente, no sentido de conscientizar-se que o receptor do conteúdo abordado também tem uma valiosa história de vivências e aprendizado em outras épocas ou lugares. É preciso a compreensão das experiências que já se encontram no sujeito a ser ensinado, e assim, introduzir a novidade de maneira respeitosa e adicional.
A Proposta Curricular aconselha a atualização na área matemática e em todos os segmentos que dela se utilizam para uma preparação cabível diante de tantas inovações no universo do conhecimento. Com o avanço da tecnologia se torna mais prático criar maneiras de se demonstrar o que se ensina. Isso contribui na formação de quem aprende e estimula ainda mais os educadores. É interessante ainda, segundo a Proposta, identificar a utilidade social de cada conteúdo a ser explanado, promovendo uma aceitação consciente daqueles que se apropriam dos assuntos. E também apresentar todas as formas possíveis de instrumentos utilizados na construção e resolução matemática, incentivando o raciocínio e a busca inteligente de recursos para a solução de problemas. Enfatiza ainda, que a maioria dos alunos já possui certas noções, principalmente referentes à adição, subtração, multiplicação e divisão, que herdaram em suas casas ou convívio familiar e que o professor deve se aproveitar disso para aplicar sua disciplina.
Nota-se então, que há uma forte linha de pensamento que deseja a máxima contextualização da matemática no decorrer dos sucessivos temas a serem explorados, provocando a impressão de que se encontrará no cotidiano tudo que se vislumbra numa classe estudantil.
Concluindo, a Proposta Curricular para a Disciplina de Matemática é base para que o professor atue de maneira a corresponder com os intuitos de diversos especialistas e experientes na área educacional. Não sendo definitiva, está em constante transformação mediante as mudanças e apelos da sociedade.
Talvez um dia surja a perfeita forma de ensinar.
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