COMENTÁRIO SOBRE TEXTO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A escolha do artigo de Gláucia S. Q. Gonçalvez e Marília B.F.Abdulmassih, postado no ambiente virtual pela aluna Diana Morona, se fez pela importante colocação em que o texto se apresenta, tratando da construção do “PPP” e suas dimensões, e ainda pelo realce de se planejar o desenvolvimento da escola como requisito indispensável na concretização dos anseios da sociedade.
Começa ostentando a autonomia pessoal como o grande desafio dos educadores em torná-la efetiva, declarando a escola como espaço democrático, e ai, se destacam a idéia de se produzir um projeto político pedagógico.
Pois se há liberdade de opiniões e interesse mútuo em designar as ações da instituição de ensino, é possível a oficialização dos intentos em um documento onde o objetivo se evidencia no melhoramento da educação.
O projeto político pedagógico permite à escola quebrar a rotina que às vezes se instala, reorganizando o seu saber fazer, alterando suas relações pessoais e de conhecimentos teóricos e práticos, construindo, dessa forma, experiências concretas, reais e palpáveis de educação.
A geração de compromissos e distribuição de responsabilidades se percebe em maior escala quando os envolvidos fazem parte das idéias do cotidiano, das atitudes tomadas, fortalecendo a democrática gestão e as relações interpessoais. Mas para isso é preciso que o “PPP” seja realmente colocado em prática, pois:
É comum transformar concepções e não transformar a prática.
Ter em linhas escritas o sonho de avanço pedagógico e continuar o mesmo procedimento mecânico e arcaico em sala de aula, sendo participante da elaboração do “PPP”, é contradizer-se, renegando os próprios conceitos e atrasando o crescimento educacional.
O artigo ainda se prende em classificar os componentes pedagógicos e administrativos que devem estar em contínua transformação, inserindo toda a essência escolar no “PPP”. Entre eles se elenca a forma de avaliação, porém não se transcorre sobre o tema, ficando apenas na generalidade. Por fim, conclui que o caminho que leva ao “verdadeiro PPP” está na reflexão permanente e sensibilidade no sentido de perceber as necessidades diárias.
Requer que este cotidiano seja pensado, refletido, pesquisado. Isso implica compromisso político, administrativo, pedagógico, pessoal, afetivo, onde o grupo possa traduzir seus anseios em situações vivas. Significa resgatar a própria escola como espaço público, lugar de debate, de participação individual e coletiva de todos os seus membros, conferindo-lhes o poder de decisão.
REFERÊNCIA
GONÇALVES, Gláucia S.Q, ABDULMASSIH, Marília B. F. O Projeto Político Pedagógico: Algumas Considerações. Revista Profissão Docente. Uberaba, 2001.
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