PPP PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
Na gênesis do trabalho realizado na escola “Anita Garibaldi” fica claro a postura que a escola mantém com a sociedade em formato muito democrático, possibilitando-nos neste momento apresentar os principais responsáveis em promover o cumprimento dos itens que são manifestados no PPP, a APP - Associação de Pais e Professores, Conselho Deliberativo e o Grêmio Estudantil. Estas organizações sem sombra de indecisões contribuíram assiduamente para elevar durante anos as diretrizes estabelecidas pela inovadora legislação educacional que são idealizadas pelo PPP. Nesta etapa tão importante é necessária grande atenção da escola para focar qual será o trajeto que irá seguir e quais serão suas principais aplicações. Gandin (1999. P.63) afirma que “as escolas que não refletirem sobre este momento crucial serão, inevitavelmente, levadas a reboque dos interesses mais conservadores da sociedade em que vivemos”.
O Projeto Político Pedagógico que consagra a gestão escolar, atende o que é fundamentado na LDBEN e também suplementado com a Lei Complementar n° 170 de 07/08/98. Além de seguir as normas estabelecidas por estes, sua execução é com a colaboração da comunidade, que se formaliza em processo ininterrupto. É interessante salientar que a compreensão de escola pública está entrelaçada fortemente com a deferência democrática. Estas ações culminam em superação e realizações de interesses de pessoas que constituem a escola que são gerados e finalizados pela coletividade. Isto nos remete a um problema no momento de completar estes pontos, o de conseguir encaixar estas soluções no âmbito comum.
A grande parte deste coletivo é proveniente da classe média baixa de renda e são oriundos de todas as regiões da cidade de Itapema e outras cidades vicinais. O funcionalismo incutido dentro da organização desta escola, detém uma árdua missão de conduzir com suas habilidades uma convivência ideal entre todos os seus frequentadores independente da origem e da classe, reverberando experiências éticas que irão esboçar as atividades de seu dia-dia. Segundo (Maturana, 1998), a gestão do cuidado em conluio com o compromisso discricionário com a paz, levando o reconhecimento da teoria e da prática da vida remetida à educação biocêntrica, será calculada pela ética mencionada anteriormente.
A cultura escolar é visual em suas instalações físicas mantendo uma edificação de dois pisos rodeados por salas de aula, biblioteca, sala de vídeo, direção ao lado da secretaria que não sendo diferente é localizada na entrada da escola, sala de orientação e de supervisão, cantina, cozinha, banheiros finalizando com uma quadra poliesportiva e recintos coberto e descobertos que são os pátios. É notória a conservação de detalhes que são elucidados hoje como parte da escola. É realizada a distribuição de seus 1103 alunos nos três turnos, oferecendo ensino fundamental e médio.
A autonomia escolar surgirá através de alusões suportadas em toda nova legislação educacional que tem como excelência a evolução do processo ensino aprendizagem. O alvo na escola em questão será a regulação de questões ligadas ao ensino fundamental e ensino médio, que estão descritas em pormenores no PPP com o enfoque de concretizar o que demanda a conclusão do ensino fundamental e médio que inicia a formação, integra e finaliza o processo de instrução educacional dos indivíduos para o exercício da cidadania e possibilita a iniciação em níveis de instruções mais perplexos.
Para obtenção do sucesso dos requisitos apontados pelo PPP é necessário também que todos que formam e compõem o núcleo da organização escolar tenham ciência que deverão ser orientados por direitos e deveres. A direção; o setor técnico pedagógico que é subdividido em supervisores, orientadores, corpo discente, corpo docente e pais ou responsáveis; serviços de apoio pedagógico composto pela biblioteca e o setor de audiovisual; setor técnico administrativo dividido em secretaria e outras funções de logística, todos estes deverão ser guiados estritamente em suas atribuições.
Outro grupo de importância inquestionável para triunfo do Projeto Político Pedagógico em primazia da democracia como disposto acima é composto pela APP o Conselho Deliberativo e o Grêmio Estudantil, eles constituem a seleta associação de entidades e órgãos de decisão coletiva que resplandecem veementes atos democráticos.
A Associação de Pais e Professores-APP foi fundada na Escola de Educação Básica Anita Garibaldi em 08/05/92. Ela é uma sociedade civil que não visa lucro e não possui tempo de duração para seu funcionamento. Seu papel principal é de aproximar a sociedade com as relações promovidas pela escola em esfera comunitária e tudo o que é referenciado entre o relacionamento interpessoal. Ela é composta pela assembléia geral, diretoria e conselho fiscal.
Assim como a APP o Conselho Deliberativo não visa arrecadação de lucros e sua existência para funcionamento é por tempo indeterminado. Tem como seu principio de atividade garantir a participação de todos os setores da comunidade escolar, período democrático com ênfase consultiva, deliberativa e avaliativa para corroborar a autonomia pedagógica e financeira da instituição escolar. É formado por pais, alunos, professores e funcionários da unidade escolar eleitos de maneira democrática.
Derradeiramente temos o Grêmio Estudantil, uma entidade com representação de alunos. Ele deve participar de forma concisa na elaboração e discussão do Projeto Político Pedagógico ajudando a determinar a noção critica do momento social, do ato democrático, da criação e iniciativa dos discentes, que serão imprescindíveis para o exercício futuro da cidadania. O Grêmio Estudantil terá incentivo da APP para sua construção, porém deverá ser de iniciativa dos alunos, estes receberão assistência de algum funcionário do grupo técnico-pedagógico. Em seu interesse principal está o de defender e fazer valer os direitos dos alunos em prol ao cumprimento de seus deveres, para promover um maior envolvimento dos alunos com o ambiente escolar e entre outros.
Em exame a tudo que foi descrito e apresentado neste breve texto relacionando o Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Anita Garibaldi, auferimos que há uma grande preocupação e dedicação por parte da administração da escola, em fazer valer tudo aquilo que foi detalhado e instaurado durante a feitura deste documento. Existe nítida vontade que o desenvolvimento educacional seja alcançado em seu grau elevado de perfeição. Porém em contraste ao que foi visto pela equipe na pesquisa “in loco” é de que perduram algumas falhas e a escola não consegue transpassar percalços na forma que almeja e alguns problemas ainda estão aguardando resoluções. Para tanto por premissas de prioridades estabelecidas no PPP, angariamos um balanço positivo em respeito do que é o trabalho e o esforço realizado pela Escola de Educação Básica Anita Garibaldi em virtude de garantir o melhor em educação para sua sociedade, fazendo com isso que os problemas existentes tornam-se literalmente nécticos.
REFERÊNCIAS
DE SOUZA, Ana, M. B; CARDOSO, Terezinha, M. Organização Escolar. 2ed. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2010.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1999.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO, Escola de Educação Básica Anita Garibaldi. Itapema: 2009. p. 01-114.
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