(24/10/09) SEMINÁRIO DE MÍDIAS

A aula com a professora Luiziane no dia do seminário de mídias foi muito bacana...os grupos foram bem diversificados em seus trabalhos em relação às ferramentas de comunicação utilizadas em EaD...tivemos abordagens do ponto de vista técnico, pedagógico e até filosófico sobre as mídias... o nosso grupo denominado grupo 3 (itapema) constituído por Fernando, Vera e eu apresentou um documentário sobre a vídeoaula...abaixo segue uma parte do texto que elaboramos e o trailer do filme que fizemos...

VISÃO GERAL DA VÍDEOAULA

Cada mídia tem tratamentos específicos e requer um planejamento diferenciado de acordo com o que se quer realizar através de seu intermédio. Seu modo prático depende do tipo de aluno que será beneficiado, dos objetivos a serem alcançados, do espaço e do tempo disponíveis. A definição dos materiais e do que é necessário para realizar uma vídeoaula precisam ser extremamente claras, agilizando o processo de produção e de envio ao estudante.

Um plano se faz indispensável para definir e administrar o que será tratado nas vídeoaulas, articulando gradativamente e desenvolvendo a educação proposta, tendo em vista também critérios em relação à sua condição tecnológica, não deixando que sua funcionalidade perca qualidade, nem que haja atraso na entrega de suas matérias. Regras priorizando a disciplina, o controle, e os cronogramas são essenciais para a operação sistemática e objetiva de uma vídeoaula.

Os conteúdos a serem escolhidos precisam de antecipada avaliação para não desviar o foco do aluno, nem tomar o tempo desnecessariamente.

O mesmo conteúdo de ensino sofre alterações para adaptar-se dependendo da mídia. As aulas se tornam totalmente diferentes em relação ao modelo de comunicação utilizado. A didática da vídeoaula de um mesmo assunto matemático é diferente da aprendizagem feita por material impresso por exemplo. Por isso, a veiculação dos conteúdos a serem estudados necessita de estruturação correspondente ao seu modelo de transmissão, tendo uma coordenação específica, que organize e oriente no sentido de encontrar sempre a melhor forma de se fazer EAD por meio de determinada mídia.

Um aspecto interessante a ser questionado é se a vídeoaula está gerando interação entre os alunos, se cria a sociabilidade ou os mantém isoladamente passivos. A participação do grupo no aprendizado pressupõe um direcionamento mais eficiente nas escolhas do material a ser assistido por cada aluno.

A interligação das mídias tem o propósito de aumentar o processo de aprendizagem do aluno. A vídeoaula então pode ser a conseqüência de um estudo feito em material impresso, a gravação de uma videoconferência ou ainda uma aula complementar do professor em relação ao que já foi dado presencialmente.

Os alunos que recebem o ensino através de vídeoaulas têm perfis diferenciados, mesmo fazendo o mesmo curso suas atribuições divergem e demandam uma visão ampla de quem propõe o aprendizado a distância. Mas o aluno que se insere nos formatos da EAD também necessita adaptar-se e ter meios de receber as mídias propostas. Vídeoaulas são geralmente disponibilizadas em ambientes virtuais e sua boa captação só é possível com um computador de acelerado processamento e internet de alta velocidade. Então é imprescindível que haja uma constante análise por parte da instituição, procurando minimizar os pontos negativos, buscando beneficiar o conjunto de alunos de uma maneira geral e que haja por parte do estudante o bom senso, agindo em prol da recepção aperfeiçoada do ensino.

Por fim, as ações relacionadas à vídeoaula de todos os envolvidos no curso devem basear-se nas experiências reais dos alunos e não em pressuposições “distantes”.

TRAILER
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Tano Matemático

2 comentários:

Anônimo disse...
8 de novembro de 2009 às 04:52

Tano e todos os alunos de Itapema
Gostaria de parabenizá-los pelo valoroso empenho em seus estudos e a vc pelo maravilhoo BLOG.Fico muito feliz em ver pessoas encantadas pela arte de ensinar,principalmente pela arte de ensinar matemática de uma maneira tão simples,inovadora e encantadora.
Um abraço
Shirlei*tutora polo de Indaial

Karina disse...
7 de dezembro de 2009 às 17:33

Gente ...
Muito bom!
Fico super feliz de ver o desempenho de vocês, que pelo que vejo não é só na disciplina de IEaD ... excelentes profissionais teremos no futuro ....
Parabéns eadmáticos!!!!!
Sigam em frente seeeemmmmpppreeeee!
Abraço forte!
Karina - Tutora UFSC

Postar um comentário