TEMPOS E ESPAÇOS NA GESTÃO DO COTIDIANO
A estrutura que corresponde ao espaço físico, no qual idéias são concretizadas, exercícios são propostos, aulas sistematizadas e ações pedagógicas realizadas, define o ambiente que pretende transformar a sociedade no lugar em que se encontra, ou seja, é a parte de uma região destinada à escola.
O trabalho que se executa no espaço escolar segue a cronologia da organização antecipada, do planejamento em torno do objetivo educacional. Mas o desenvolvimento das atividades predefinidas não absorve todos os momentos que transcorrem. Há o tempo das relações, dos fatos inesperados, dos sentimentos que marcam o processo da instituição em sua plena funcionalidade. Nas lacunas dos compromissos determinados existe muito mais que simples intervalos ou pausas para alimentação. Constatam-se nelas oportunidades de vivências inesquecíveis, que enriquecem o humano, assim como o aprendizado que é recebido em sala de aula. Durante todo o período em que o individuo está em uma escola, devem-se oportunizar os significados da vida, dos saberes e do próprio presente, onde precisa ser evidenciada a real finalidade de se estudar. O espaço/tempo é a imagem do intuito escolar, representado através de construções, lugares e experiências.
Sendo assim, tornar mais coerentes as concepções educacionais contemporâneas é possível mediante a intensa comunhão entre os envolvidos no ensino. Professores, alunos, familiares e gestores trocando idéias em reuniões periódicas, visando o aperfeiçoamento da escola de um modo geral são gestos indispensáveis. Colocar em pauta os novos interesses da comunidade e os problemas, mas tratando-os de forma concisa, de modo a serem resolvidos com rapidez e atualizar-se de maneira a manter a qualidade educacional é imprescindível para o quadro de ações da escola.
É importante enfatizar que várias das convocações em prol de debates que tentam solucionar as distorções vigentes são remendos ao acordado no inicio do ano letivo. Por isso, o Projeto Político Pedagógico está estritamente relacionado com a dimensão espaço/tempo, influenciando nas atitudes desempenhadas nas instituições de ensino. As diretrizes tomadas desde o principio devem ser o produto de estudo aprofundado no que diz respeito à disposição de turmas, às restrições ou inclusões e principalmente à utilização máxima dos espaços e aproveitamento do tempo a ser cursado.
É fundamental que não haja o isolamento do professor, mas a coletividade nas decisões pertinentes ao andamento dos propósitos estabelecidos e que se reestruturam com regularidade no norteador das atividades escolares, isto é, no projeto político pedagógico. As ocasiões em que o melhoramento da educação é pensado, refletido, problematizado, são acontecimentos de valiosa consequência, pois refinam os intentos e assumem uma posição de preocupação em relação ao ensino qualificado.
Porém, o momento reservado para tais reuniões implica em uma série de situações nas quais se pode obter tanto o progresso como a estagnação das idéias sugeridas. O tempo destinado ao encontro dos participantes deve corresponder às múltiplas características de pais e alunos, fazendo dos conselhos constituídos, uma verdadeira socialização em beneficio do currículo escolar.
Hoje, a escola é muito mais que um lugar separado para a reprodução de disciplinas científicas ou morais. É a extensão da família, que se reúne para dialogar, para conviver em confraternizações e dinâmicas sócio-culturais. É o espaço onde o movimento não cessa, tanto na formação educacional como na consciência inabalável do crescimento público.
Por isso, o papel desempenhado pelos responsáveis pelo desenvolvimento do humano como cidadão que aprende e interage na sociedade é de grande valor. A contribuição que fornecem e que podem ainda aumentar está essencialmente na força de vontade política e de evolução.
Evolução essa que leva à tão sonhada escola democrática onde a realidade do “todos pela educação” se faz presente e atinge a diversidade, as diferenças, o pleno.
Concluindo então, percebe-se que só com o pensamento constante na melhoria, tanto no físico como no intelectual, adaptando-se aos moldes da modernidade e globalização se pode esperar os avanços incomensuráveis na educação.
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