(27/11/10) DICAS PARA TAREFA 2 DE G.A

Seguem algumas dicas para tarefa 2 de geometria analítica!
1a) há duas formas de fazer...por pitágoras, encontrando os vetores AB, BC e AC e determinando seus módulos (os valores vão corresponder ao teorema de pitágoras) ou ainda da pra provar calculando o produto interno entre dois dos vetores...tem que dar zero...
b) o volume do paralelepípedo é igual ao módulo do produto misto entre os vetores...só calcular o determinante.
2a) só usar a fórmula que está no livro.
b) só usar a fórmula para ângulo entre vetores e substituir...lembre-se , cos de 30 graus = raiz de 3/2
3) determine o ponto médio...já faziamos isso no R2, a diferença agora é que temos mais uma coordenada, a cota...Agora pegue os valores de x, y, z na reta r e substitua na reta s...assim acharás o valor de t...substitua o valor de t na reta r...assim encontrarás o ponto de intersecção...agora determine o vetor (ponto medio - o ponto de intersecção)...agora é só substituir a triade do ponto médio e do vetor no molde das equaçoes simétricas...temos as equações simétricas que passam pelo ponto médio e pelo ponto de interseção.
4a) a equação do plano é dada por ax + by+ cz + d = 0...só substituir a o ponto na equação do plano e se acha o valor de d...como ja temos o vetor normal...é só substituir a triade do ponto e do vetor com o valor achado de d na equação molde do plano.
b) se contém a origem então d é igual a zero...determinamos os vetores OA e OB (O=(0,0,0))e efetuamos o produto externo entre eles...achando aquele (i, j, k)...só substituir e temos a equação do plano.
5)a equação vetorial da reta é do tipo P = A + t.v (vetor)...então é só substituir...Como o denominador do y é igual a zero temos que a reta é paralela ao plano xz...logo y = 3...substituindo os valores correspondentes temos as equações simétricas...fazendo z = 0 temos o ponto de intersecção.
6) Substitua os valores de x,y,z na equação do plano...assim obterás o valor de t...agora substitua o valor de t na equação paramétrica...pronto, temos o ponto de intersecção.
7a)só verificar a proporcionalidade entre os vetores...se forem proporcionais os planos são paralelos.
b)obtenha a equação paramétrica da reta...substitua os valores de x,y,z na equação do plano...acharás o valor de t...mas cuidado (se a reta intercepta o plano em um ponto, isso não quer dizer que ela está contida nele)...para isso ocorrer o produto interno entre os vetores deve ser zero...o q não ocorre.
8) só fazer y=z=0, depois x=z=0 e também x =y = 0 e acharás os três pontos.
9a) só usar a fórmula de distância entre ponto e reta que está no livro.
b) essa a professora Virgínia respondeu na videoconferência.
10a) Só usar a fórmula entre ponto e plano.
b) idem.
Boa sorte a todos!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Tano Matemático

0 comentários:

Postar um comentário